sábado, 22 de janeiro de 2011

Final de semana especial

Avós morrendo de saudade da Luíza. Luíza doida para ver os avós... o que fazer? Logo cedo, liguei para a dra. Ana para saber se teria algum problema receber essas visitas tão especiais. Ela nos disse que poderíamos proporcionar essa alegria para a Luíza, desde que ninguém estivesse doente, é claro! Ligamos para vovó Vanja e vovô Nelson. Eles ficaram numa felicidade só! Amanhã estarão aqui juntamente com o priminho Pedro e a tia Shirley para passar o dia com a princesa.
Hoje foi a vez da vovó Ides. Ela almoçou conosco e passou a tarde toda brincando de médico com a Luíza (tô achando legal o fato dela estar trazendo para as bricandeiras as situações que está vivendo no hospital. Assim, tudo parece mais leve).


Visita da vovó Ides

Outro momento precioso do dia: guerra de água no chuveiro com o papai para aliviar o calor!



Diversão no chuveiro!


O Marcão passou aqui em casa também para deixar um presente para a pequena. Um livro muito bacana, com uma medalha de Nossa Senhora. Mas ele nem chegou a entrar. Só a viu na sacada.
*** Essas visitas foram permitidas agora porque Luíza está com a imunidade em dia. Mas nada de exagero! Não queremos arriscar.

*** Com relação ao port-o-cath, queria agradecer à Mariana, à Elaine e a tia Gi por darem suas opiniões valiosas. Isso é tão importante para nós!!! Obrigada.

*** Não deu tempo de tirar muitas fotos hoje, mas amanhã com certeza vamos fazer.

*** E amanhã o blog terá a participação mais do que especial do papai, que promete escrever nesse cantinho todos os domingos.

Beijos

Rose

5 comentários:

  1. Querida Rose
    Foi com enorme surpresa que recebi semanas atrás a notícia do problema de saúde da Luíza, fiquei consternado.

    Muito jovem pra enfrentar tamanho problema, e não que alguém mereça, mas vocês todos certamente nao merecem passar por isto tudo. A vida é mesmo uma grande interrogação ... tudo me leva a pensar naquela música que diz: "A curva da vida tem muito perigos ..."

    Lamento não ter escrito antes, levo uma vida sem tempo ... não consigo nem retribuir o carinho dos que estão próximos a mim, estou sempre no emprego, nunca em casa. Estou agora escrevendo do emprego. Separei uns poucos minutos pra oferecer minha ajuda e dizer que me importo.

    Eu a Camila lemos todo o blog ontem à noite, lamento dizer, achei tristíssimo!!! Choramos muito!!! Espero que Deus dê a força necessária pra vocês enfrentarem esta fase. Estou seguindo o blog a partir de agora ... acredito que posso ajudar com algumas questões.

    Tenho experiência com cateter de portocath, sei fazer a punção e já administrei quimioterápicos algumas vezes. No final do ano passado fiz um curso sobre Antineoplásicos.

    Cabe a vocês a decisão, mas a implantação do cateter é uma boa opção, principalmente quando a quimioterapia se arrasta por muitos meses. Quanto as complicações do cateter ... obstrução é mais comum que infecção, mas uma boa heparinização (procedimento que impede a obstrução do cateter) mantém o cateter pérvio.

    Das picadas não há como escapar, mas o bom do cateter é que ele preserva as veias periféricas, além do mais, é importante dizer que no caso de uma emergência elas precisam estar preservadas.

    Durante a punção algumas medidas necessitam ser tomadas ... antissepsia com clorexidina, uso de material estéril (luva e máscara), a punção precisa ser feita com agulha especial chamada Huber. O enfermeiro que faz a punção necessita destas informações, porém tudo é muito mais simples do que parece. Em caso de dúvida pode me ligar e eu procuro te ajudar. NÃO TENHAM MEDO DE OPTAR PELO CATETER, É A ESCOLHA CERTA.

    Você sabe dizer qual quimioterápico a Luíza está usando? É uma substância colorida (vermelho, azul ...) ou translúcida? Se houver extravazamento de quimio para fora da veia, algumas consequência importantes podem ocorrer, principalmente com substâncias coloridas, que são extremante vesicantes (causam dano ao vaso e a pele). Mais um motivo para optar pelo cateter de portocath.

    Durante o curso que fiz o ano passado, entrei em contato com uma enfermeira chamada Cristiane Shimada, uma sumidade em oncologia, uma profissional diferenciada, com livros publicados sobre o assunto e cerca de 30 anos de experiência com antioplásicos, posso conseguir o email dela, ela pode ajudar e muito com todas as dúvidas que surgirem. A noite te passo o nome do livro e durante a semana consigo o email dela.

    Vou deixar pra você, via orkut, meu número de celular novo, meu hotmail e gmail atuais, ok? Se tiver tempo a noite, estarei online hoje por volta das 20h00 (MSN), me adiciona.

    Vou ficando por aqui, um beijo enorme pra todos vocês, em particular para a pequena Luíza. Desejo toda a sorte e força para enfrentar este momento dificil.

    Com Carinho, Júnior.

    ResponderExcluir
  2. Rose... O que você precisar pode contar sempre comigo!
    Estou grávida e sempre me emociono lendo seu blog!
    Estou aqui só imaginando quantos sorrisos lindos Luiza deu esse final de semana!
    Aproveitem ao máximo esses momentos... não deixem que as lágrimas superem os momentos de alegria!
    Beijos pra vcs!

    ResponderExcluir
  3. Olá Rose, estamos muito felizes de ver a evolução da Luiza, mostra já ser uma grande guerreira! E como é inteligente e compreensiva para sua pequena idade, é uma lição de vida para todos nós...Estamos aqui torcendo e pedindo à Deus que esteja ao lado de todos vocês. Beijos, com muita fé e amor no coração. Expedita

    ResponderExcluir
  4. Só deu pra acessar o blog hoje, vamos aos up-loads, rs...
    Fim de semana especial, familiares especiais, curtam, aproveitem, divirtam-se, vocês merecem!
    Bjo, fiquem com Deus e até...

    ResponderExcluir