segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Me parece que esse não é o melhor jeito de começar um blog. Mas preciso resumir os últimos acontecimentos para explicar porque estou aqui neste espaço... vamos lá:

Um mês passou... nem rápido, nem devagar... passou ritmado por um dia de cada vez. Há exatos 30 dias eu estava vivendo a pior experiência da minha vida. Minha filha passava por uma cirurgia no rim, após o terrível diagnóstico de um tumor. Tudo muito rápido! De um dia para o outro, tudo virou de cabeça para baixo.
Dores de barriga nos conduziram ao hospital. A sorte de encontrar um bom médico no pronto-atendimento nos levou a exames variados. Depois de um ultrassom, uma suspeita nos encaminhou à tomografia. Aí, sim, a constatação: tumor de Wilms.
Duas horas depois desse resultado, ela já estava sendo operada. Mais uma vez, uma equipe abençoada e competente de médicos apareceu no nosso caminho. Foram quase três horas de cirurgia e a retirada por completo, de forma intacta, da massa que havia se formado no rim direito da Luíza.
Tudo acabado? Não. A partir daí, começou uma nova vida - ou uma nova forma de enxergar a vida. Enfermeiros, pediatras, oncologista, cirurgião: nossos novos amigos de agora em diante.
De início, a prescrição era de radioterapia seguida de quimioterapia. Mas esbarramos em um probleminha técnico: véspera de Natal. Todo mundo em férias. Por mais estranho que pareça, todos os hospitais da região estavam em ritmo de festas e não pudemos agendar a rádio para o início de 2011.
Conseguimos uma consulta com uma médica de Barretos (hospital que é referência em câncer no País). Lá ninguém tira férias... ou melhor, ninguém paralisa o atendimento por causa das festas. Ufa!
Três horas de viagem e chegamos à casa da tia Luzia, madrinha do Alexandre, que nos recebeu com muito carinho. Consulta agendada e lá fomos nós. Pense num lugar muito cheio! Agora, multiplique por três. Estava assim o hospital.
A médica avaliou o caso, conversou com colegas, ligou pra oncologista de Bauru e resolveu dispensar a Luíza da radioterapia. Uhu! Primeira notícia boa da temporada.
Voltamos pra Bauru e iniciamos a quimio no Hospital Estadual. Tudo muito limpo, organizado, ágil e humanizado. Ufa! Detalhe que precisa ser bem grafado: atendimento pelo SUS. Sim, existe esperança na saúde pública, minha gente!
A primeira semana de janeiro coincidiu com a primeira sessão de quimio. Foram três dias de soros, medicamentos, agulhas... e uma grande expectativa com relação às reações da Luíza. Ela passou mal, ficou enjoada e vomitou. Mas tudo foi controlado com medicamentos e ela segurou bem a onda.
Depois disso, duas semanas de descanso antes da próxima sessão. Um alívio no meio da tormenta. Em casa, alimentando-se bem, dormindo bem e protegida do contato com vírus e bactérias, ela ficou ótima. Não fosse pelos fiozinhos de cabelo que começam a cair, eu diria que a vida normalizou. Ela brinca, pula, sorri, faz birra... do mesmo jeito de sempre!



Pausa para você respirar!

Foi uma avalanche de informação, não é mesmo? Isso é apenas um resuminho básico de tudo que aconteceu. Resolvi criar este blog por dois motivos: primeiro, para atualizar as notícias sobre a minha linda filha, que está atravessando todos esses obstáculos e, mesmo assim, mantém seu bom humor, sua alegria e sua luz nos dando força. Segundo, gostaria de colocar em discussão algumas situações que, para mim, são totalmente novas. Sei que outras (muitas) pessoas passam por isso, mas ainda não encontrei um espaço para tirar dúvidas cotidianas com outras mães. Quem sabe surja aqui nesse blog esse cantinho de troca de experiências?

Vou colocar isso logo no ar antes de que eu desista (já comecei vários blogs e nenhum foi pra frente até hoje).

Participem, comentem, voltem sempre!!!

Beijos

Rose

38 comentários:

  1. Força pra Luíza, pra vc e sua família, Rose! Tenho certeza que vocês vão tirar isso tudo de letra. Felicidades e sucesso neste blog! Bjão, Rodrigo Figueiredo

    ResponderExcluir
  2. Torço muito pela Luíza e por vocês! Com a força e a luz da Luiza vcs vão conseguir superar essa barra =) Beijo, Ana Clara

    ResponderExcluir
  3. Rose, essa ferramenta é maravilhosa: use esse blog para falar, gritar, refletir, compreender, cooperar, transformar! Não se esqueça de que vc não está sozinha, viu? Beijos da sua leitora já fiel...
    Fernanda Villas Bôas

    ResponderExcluir
  4. Rose, quando soube do susto que levaram, pensei: a Rose deveria criar um blog. Mas não tive coragem de sugerir, imaginei vocês ainda se adaptando, etc. Que ótimo ter criado esse espaço. Vejo muitas mães que encontram nos blogs o espaço ideal para dividir experiências sobre seus filhos. Vou ler todo dia, vê se atualiza viu...

    ResponderExcluir
  5. Rose!
    Estou admirado com a força de vocês, de pensar que uma pessoa tão pequena como a Luíza está segurando tão bem essa barra.
    Tenho fé em Deus de que tudo vai dar certo... e Ele está ao lado dessa pequena guerreira!
    Beijos
    Fernando

    ResponderExcluir
  6. Oi Rose, amiga, mãe! Só DEUS conhece esta tua força que ganha mais força a cada sorriso, a cada birra da princesa Luíza.

    Ontem mesmo eu tava pensando que os fios de cabelos começam a cair, exatamente, dez dias depois das primeiros quimios e pensei nesta segunda a Rose vai começar a viver mais esta experiência, com certeza, a mais marcante da minha trajetória de tratamento e acho que será para vocês também. Mas isso é o de menos, animo, alegria de viver!

    Porque da mesma forma que hoje o cabelo cai e nos sentimos enfraquecidos, 10 dias depois da última quimio ele vai surgir novamente, como símbolo de uma nova vida. Brilhante e renovada!
    Fortalecida e pronta para grandes conquistas.

    Amiga tudo vai passar e você ainda vai se lembrar dos bons momentos deste período, de como o sorriso de sua filha te fortaleceu, de como o sorriso de uma criança em tratamento te emocionou e toda esta tua experiência servirá de mensagem para outras pessoas.

    Parabéns pelo BLOG sempre quiz criar um, rs.
    Olha mas eu não resisto, vou continuar te ligando é muito bom conversar com você.

    BEIJOS EM VOCÊS, ESPECIAL PARA LU!
    a Letícia e a Larissa mandaram beijinhos também!
    AMAMOS VOCÊS!!!

    ResponderExcluir
  7. Rose,

    Força aí com sua pequena porque ela está tirando de letra!

    Dividir e compartilhas experiências e informações é de muita ajuda em qualquer jornada!

    Bjs pra vcs!

    ResponderExcluir
  8. Rose, minha querida
    Comecei lendo abrindo este endereço com o pensamento de "poxa, que legal, mais um blog materno para troca de experiências". Quando comecei a ler fui me arrepiando e já sentindo a sua agonia.
    Mas, quer saber? Mesmo depois de terminar de ler o primeiro post, com o coração na mão, continuo dizendo "Poxa, que legal, mais um blog materno para troca de experiências".
    Isso porque um espaço como esse vai lhe abrir muitas possibilidades: desabafo, troca, calor, aconchego, contatos.
    E o que eu tenho a lhe dizer sobre o que Luiza e vocês estão passando é que Deus lhes dê força suficiente para encarar esse momento tão pontual.
    Estamos sempre em pensamento, pode apostar.
    Fiquem com Deus e conte conosco para o que precisar.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  9. Que bom que você criou esse blog, Rose. Vocês formam uma família guerreira. Meu coração sempre está com vocês. Minhas orações também. Beijo grande na Luíza.
    Márcia Duran

    ResponderExcluir
  10. Queridos Rose, Alexandre e Luíza!!!

    Ao ler seu post ficamos bastante apreensivos e comovidos... Vocês sabem bem o que passamos há dois anos atrás... se não desejávamos o mesmo pra ninguém, imagine então para vocês, amigos tão especiais, que moram em nossos corações!!!
    Mas olha, assim como para a Nanda, sei que tem um anjinho da guarda bem bacana olhando e cuidando da Luíza...
    Logo este problema será parte do passado, e vocês três seguirão sendo a família divertida e feliz de sempre...
    Nossas orações estão com vocês, e contem com a gente para qualquer coisa... estamos com vocês!!!
    Um beijo no coração!!!

    Fernando, Malu e Nanda

    ResponderExcluir
  11. Rose:

    Todos nós estamos de mãos dadas com a Luíza e com vocês viu. Deus também, vocês sabem disso. Vibrações positivas para todos e que os anjos iluminem a Luíza para ela continuar guerreira.
    Bjos.
    Celia Morato

    ResponderExcluir
  12. Rose, parabéns pela iniciativa... uma maneira pra desabafar, extravasar... E claro, nos deixar sempre atualizados qto ao tratamento da guerreira Luíza... Como havia comentado com vc, esse site tem muitas informações www.oncoguia.com.br
    Olha... temos q ter esperanças sim.. e o Hospital Estadual é um local que supreende cada um q tem a oportunidade de receber tratamento.. Fiz alguns dias de estágio e realmente o trabalho é sensacional.. fora a atenção que os pacientes recebem. Claro q é necessário "filtrar" esse atendimento e infelizmente nem todos tem acesso.. Quem sabe não servirá um dia como exemplo aos administradores do Hospital de Base... vamos torcer tbém!!!
    Beijos!!!

    Valéria Sanches

    ResponderExcluir
  13. Rose
    Nem é preciso falar que estou chorando...
    Mas como conheço essa família desde antes dela existir, contem comigo sempre.
    Meu colo fofo está sempre às ordens.
    beijo enorme

    ResponderExcluir
  14. Rose

    Não vou perguntar se está tudo bem.... Serio meio ironico da minha parte..... Mas te digo uma coisa.... ESTOU AQUI E ACIMA DE TODOS NÓS ESTÁ DEUS..... O Senhor de todas as coisa.... A situação da Luiza não é maior do que a misericórdia Dele . Confie !!!!
    Não te liguei ainda por pura falta de coragem....(sou mesmo uma bundona)....
    Mas conte comigo: como amiga, prima e enfermeira....

    amo vcs
    PS: Eu e toda minha familia (inclusive minha mae), estamos rezando todos os dia para a Luiza, que já é uma vencedora...

    bjus mil

    ResponderExcluir
  15. Rose, apesar de não parecer os blogs são ótimos para nos tirar dúvidas das mais diversas. A sua iniciativa de criar um foi sensacional e, com certeza, vai ajudar muitas pessoas que, no desespero, tentam extravasar esse sentimento buscando informações e não conseguem encontra-las. Nos mantenha informado. Essa luta é muito breve, tenho certeza. Força pra vocês! Beijos, Danilo Bressan

    ResponderExcluir
  16. Cunhada, só você mesmo, para no meio do furacão, ainda ter a iniciativa deste blog.
    Pode contar com esta seguidora que se apaixonou por esta linda menina há cerca de 3 anos e que já adotou você como irmã "branca", rs...
    Um grande beijo, fiquem com Deus e até...

    ResponderExcluir
  17. Olá Rose.....olha é díficil de acreditar certas coisas que acontecem em nossas vidas,muitos porques aparecem,pq não queremos aceitar e tb não entendemos o pq temos que passar,mas de repente vemos em vcs a garra a força e o qto vcs vão ajudar tantas pessoas que precisam ser confortados.E qdo vcs se sentirem tristes,medo saibam que tem um Deus que cuida,que protege e te da tudo aquilo que vcs necessitam,pois Ele é o dono da chuva,do céu e do mar.É o Senhor das crianças das preces dos hinos Ele é meu e tb teu Senhor.Tenha a certeza de que Ele está no controle de suas vidas....um beija para vcs e nós estamos orando por vcs.Deus abençoe vcs e muita força que tudo vai passar é só uma nuvem passageira!!!

    ResponderExcluir
  18. Boa Noite Rose, acabo de ler o post, achei surpreendente a sua iniciativa de fazer o blog, vou acompanhar e seguirei o blog.
    Desejo muita força, e que Deus possa estar iluminando o caminho de vcs.
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  19. Rose,acho que nós conversamos uma ou duas vezes neste tempo que estou na EAA, mas indiferente disto, pode ter certeza que estou com você no que precisar.
    Estou orando e muito pela pequena e guerreira Luíza e sei que ela ficará bem logo logo.
    Passei recentemente por esta dor e sei o quanto é dificil acompanhar a quimio, mas sei que você é forte e vai tirar isto de letra.
    Beijos no coração e conte comigo sempre que precisar.

    ResponderExcluir
  20. Rosinha,
    Com amor, união e fé, que vocês têm de sobra, a tempestade logo vai ficar para trás. Deus os abençoe muito e que os anjinhos iluminem sempre a sua linda família!
    Bjos

    ResponderExcluir
  21. Rose,

    é de se lamentar que uma criança tenha que passar por um desafio desses, mas ao mesmo tempo estamos todos gratos ao anjinho da guarda da Luíza, que foi providencial. Essa prontidão de diagnóstico + cirurgia + tratamento é o sinal de que tudo dará certo. Logo será só uma história pra ela contar aos amigos e se orgulhar de sua coragem.

    Beijo grande do BH

    ResponderExcluir
  22. Rose, parabéns pela iniciativa e força. Que cada postagenm deste blog contenha uma notícia boa sobre a recuperação da Luiza.

    Um beijo

    Gabriel

    ResponderExcluir
  23. Oi Rose, esse blog é a prova do grande amor de mãe, que consegue superar todas as dores até nas horas mais dificeis. É através dessa sua força que a Luiza vai sair vencedora dessa luta. Que Deus abençoe a todos vocês. Beijos pra você, pro Alexandre e um muito especial pra Luiza.
    Meire

    ResponderExcluir
  24. Rose querida, li ao post muito emocionada. Tudo vai ficar bem logo, logo. Essa força, a garra de vocês são essenciais para esse momento de superação, e de grande inspiração para qualquer pessoa! Deus abençoe
    essa família linda!

    beijo

    ResponderExcluir
  25. OI PRIMA!!!
    Que linda iniciativa! Este Blog é uma emocionante demonstração de Amor!!! Essa princesinha guerreira está em nossos corações e orações. Fé em Deus e em Maria que tbém é mãe e nunca abandona seus filhos! Fiquem com os anjos!!
    Beijos para vc, para o Lê e um super carinhoso para Luiza...

    ResponderExcluir
  26. Oi Rose, estamos torcendo pela Luíza, sei que ela é muito forte e vai superar tudo isso, adorei o Blog pois agora ficamos informados de como anda o tratamento,não podemos ir até ai pois seria arriscado para a Luíza, mais deixamos um beijo muito grande, um abraço apertado e muita força pois sei que ela vai precisar!
    Estou torcendo pela recuperação desse anjinho.
    Um beijo para você, o Ale, e um mega beijo para a Lu.
    Que Deus abençoe vocês.
    Um grande beijo da Bel.

    ResponderExcluir
  27. Rose, querida! As crianças são surpreendentes em nos dar força, não é mesmo? Se apoie nisso e confie em Deus. Estamos todos rezando por vocês e enviando as melhores energias para a pequena Luíza. Estou aqui para o que você precisar!
    Beijos,
    Renata Raposo

    ResponderExcluir
  28. Rose, Ale e Luiza.
    Só posso demonstrar a minha admiração pela força e amor que esta família tem apresentado. Desejo que este período intenso sejo no futuro uma pedra fundamental no alicerce da família forte que esta sendo construída.
    Você não conseguiu um seguidor, conseguiu um grude do blog.
    Um grande beijo.
    Alexandre, Angélica e a pequena Helena

    ResponderExcluir
  29. Creio que tudo que vocês estão passando hoje, todos os problemas todas as dificuldades e tudo mais... Tudo isso vai servir de tema para doces conversas em tempos que ainda estão por vir.

    Vocês são muito queridos e sempre vão ser.

    Força sempre!!!

    ResponderExcluir
  30. Ro, não é preciso conhecer muito bem a sua família para perceber a energia boa e a união que vocês têm! Tenho certeza que, por mais sofridos que sejam, os desafios aparecem em nossas vidas para que possamos aprender e perceber a nossa força!
    Que Deus continue abençoando vocês e a linda Luíza!
    Estaremos acompanhando o blog e torcendo...

    com carinho,
    Anaiza

    ResponderExcluir
  31. Impossível não se emocionar, principalmente pela maneira como você está enfrentando tudo isso. Sua força é impressionante, maior a cada dia, minha 'perua' favorita. Os anjos de luz com certeza estão bem pertinho da Luiza. Sempre. Conta comigo pra tudo que vc precisar. Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  32. Rose, parabéns por esta iniciativa, que já está se constituindo como um espaço de aprendizado para outras pessoas e famílias.
    No meio da tempestade, é reconfortante saber que os anjinhos estão ali o tempo todo, guiando as mãos dos médicos e demais especialistas, protegendo esta criança linda e guerreira, dando toda essa força à mãe. Tudo o que você escreve ajuda a construir essa como uma história de luta e força, mas que vai passar (como diz, já está passando).
    É pouco o que podemos fazer de fora, mas estamos aqui.
    Beijos. Érika e Ronaldo.

    ResponderExcluir
  33. Rose, Ale e Luiza...
    Estamos todos aqui em casa felizes com cada notícia que recebemos de vocês. Nem preciso dizer que a superação era um fato, pois em uma família onde as pessoas se amam, esse amor é o elo que gera a força e a perseverença em todos os momentos alegres e tristes, fáceis ou difíceis... E isso é evidente em vocês três. E lembrem-se que além deste elo, vocês podem contar sempre conosco, sempre...
    Bom vou aproveitar o espaço para dar notícias daqui de casa...rs... Na primeira semana de fevereiro a Ana vai passar por exames para ver como esta a prótese e se já pode ficar sem seus remédios...e a Marina também fará exames para ver como anda o seu "furinho"... E eu estou perdendo cada vez mais meus cabelos...rsrs
    Minha comadre e meu compadre e comadrinha...vocês estão sempre em nossos pensamentos...
    Beijão
    Rodrigo, Ana e Marina

    ResponderExcluir
  34. Bom dia ontem escrevi mais não apareceu então irei repetir o dito de um amiga sua somos fracos e não temos coragem e para não atrapalhar, preferimos ficar meio ausente, mas não que não nos importamos, pelo contrário sabemos muito o que estam passando, estamos tbém com outro caso na família e muito mais sério e o que sempre nos fortalce é esta alegria das crianças que nunca se deixam enfraquecer nos dando muita esperança, qdo as vezes não há, enquanto a vida há esperança.Em relação a cabelereira ficaram lindos e tio Marcos tbém quer a boininha , não da barbie rsrsrsrsrsr é claro. Estamos muito feliz por estar dando tudo muito certo torcemos muito e Deus não abandona nunca. Mil Bjossssssssss

    ResponderExcluir
  35. Estou conhecendo vcs hj, por indicação da Reca!
    Força pra vcs!!! estou aqui rezando!
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Rose, a força desses pequenos tem muito a nos surpreender e ensinar. E tudo tem um propósito; nem sempre entendemos e aceitamos, mas pelo que li, você está sabendo lidar bem com tudo. Não esqueça que, além de cuidar da pequena, vc precisa manter o seu equilíbrio. Abrace bastante a Luiza, beije muito e deseje muito seu re-estabelcimento. A cura virá com certeza. O processo é doído, mas nunca é maior do que podemos suportar. Você certamente vai ver que é muito mais forte do que pensava. Não desacredite dessa sua força, mas não descuide de você. Todos precisam se cuidar para que tudo termine tão somente como uma história de vida a ser contada. É uma lição e você uma guerreira. Sua pequena, um anjo. Tenho certeza de que a inspiração Divina estará sempre guiando vocês e que essa etapa será vencida com amor e muita luz. Um beijo grande, conte com meus bons pensamentos sempre. Isso podemos fazer mesmo por aqueles que não conhecemos pessoalmente, e farei! Cuidem-se e sejam muito felizes! Dani

    ResponderExcluir
  37. Vai dar tudo certo, assiste a novena do Divino pai eterno,canal 193 com o Padre Robson, acabei de terminar a quimioterapia, sempre rezando com muita fé, o único efeito colateral foi a perda de cabelo que cresce , já está crescendo.Tenha sempre muita fé porque tudo , digo tudo e com propriedade pode ser mudado com o poder da oração.

    ResponderExcluir
  38. Vai dar tudo certo, assiste a novena do Divino pai eterno,canal 193 com o Padre Robson, acabei de terminar a quimioterapia, sempre rezando com muita fé, o único efeito colateral foi a perda de cabelo que cresce , já está crescendo.Tenha sempre muita fé porque tudo , digo tudo e com propriedade pode ser mudado com o poder da oração.

    ResponderExcluir